Pular para o conteúdo principal

Gordinha da Mamãe (conto)

Jameson Brandão

Foi, foi, foi. Foi sim mamãe! Quando eu passava pela avenida com a minha cinturinha, me chamavam de gordinha. Não sei o porquê! Mas elas faziam! Meu corpo é lindo, tenho minhas dobrinhas, saúde pra dar e vender, sou mais alta. Mas eu não entendo mamãe. Porque? Porque?
Eu só queria tomar um sorvete em seu Doritelo, ele sempre coloca bastante cobertura, nozes picados, raspas de chocolate, uma camada de chantili, e pra fechar com chave de ouro, uma cereja! Mas não é qualquer cereja, é daquelas bem vermelhinhas, que de longe vemos o brilho.
Mas imagina mamãe! Elas nem se alimentam direito, os pais não deixam, quando tomo meu sorvete elas ficam olhando, mas quando eu ofereço, dizem que não! Que não tomam gordura gelada! Na verdade, elas não sabem o que estão perdendo.
E eu nem sou gorda, só tenho minhas dobrinhas, mas me orgulho porque como bem! Bebo bem! E elas não sabem o que dizem.
Esses dias mamãe, eu vi muito bem o que elas fizeram, as tias de lá da cantina estavam dando bolo, aí elas pegaram e jogaram no buraco de formiga! Mas pensa comigo mamãe, o que elas comem então. Não tomam sorvete, não comem bolo e até o guaraná elas dizem que quebra os ossos. Fiquei com medo, mas certa vez, vi, eu vi mamãe, elas saíram da escola e quando iam pelo caminho de casa, entraram no mercadinho. Compram bolo e beberam guaraná. Ai quando eu chegava perto delas, esconderam o que estavam comendo e me chamaram de gorda.
Oh mamãe! Eu sou feia?
Quando me falaram aquilo eu chorei, fiquei triste! Mas uma senhorinha na rua me chamou quando eu estava chorando à beira da calçada. Ela me perguntou o que eu tinha, se estava sentindo dor, se estava bem, sabe mamãe, ela fez tantas perguntas e eu não respondia só chorava, minha garganta doía! Aí começou a aparecer um montão de gente, aí outra mulher me deu agua, foi quando comecei me acalmar, aí todo mundo queria saber o que foi, fiquei pensando, digo ou não digo! Aí então perguntei, moça! Eu sou gorda e feia? A mulher colocou a mão em meu rosto, olhou nos meus olhos e disse:
- Minha pequena, há muito tempo atrás, existia duas princesas camponesas, uma magrinha, e outra gordinha. Um belo dia, andando pela floresta encantada dos Jambos coloridos, elas olhavam as flores e as frutas ao caminho. Então elas brincaram até o escurecer, mas quando iam voltando para casa o caminho começou a sumir, elas correram e correram e correram! Mas não conseguiam alcançar a estrada que sumia. Quando tudo escureceu, era noite. E elas não conseguiam mais sair da floresta. Foi quando um ser brilhante como luz apareceu para elas na floresta, estavam tremendo de medo, mas quando aquele ser falou:
- Porque minhas pequeninas estão aqui e a essa hora? Venham! Peguem minhas mãos, levarei vocês até sua casa.
As meninas moravam em uma casa no campo, o ser de luz as levaram até onde moravam. Colocou elas diante da porta e ele falou:
- Uma de vocês está predestinada a morar no castelo, se preparem porque quando chegar aos seus dezesseis anos, o rei irá cavalgar por estas terras com seu filho e escolherá uma de vocês como a princesa do castelo de Jade.
- Então como em passe de mágica, o ser desapareceu, elas então entraram e acalmou o coração da mãe que estava preocupada. Elas ficaram por anos imaginando como seria morar lá, e qual delas iria para o castelo. Isabel, a camponesa magrinha, se maquiava todo dia, colocava perfumes, não comia muito porque dizia que o rei só gostava de meninas magras. Isabela, a camponesa gordinha, não se preocupava muito na aparência, mas cultivava a essência do coração todos os dias. Ajudava a mãe em tudo, na plantação, na colheita, nos afazeres de casa, cuidava dos animais. O que Isabela mais gostava era do pequeno beija-flor, que a visitava todos os dias. A sua pele era escura, por causa do trabalho no campo, enquanto a de Isabel, era mais clara, mais perfumada e até sedosa, pois cuidava todos os dias à espera do seu príncipe.
Quando completaram dezesseis anos, a mãe nada tinha preparado para elas, pois o dinheiro era pouco. Isabela, abraçou a mãe e falou que não precisava, enquanto Isabel a vaidosa, reclamou da mãe e brigou com ela. Isabela, abraçou a mãe enquanto ela chorava e Isabel saiu da cozinha com raiva, voltou para o seu quarto.
Por volta das cinco da tarde, enquanto Isabela e sua mãe voltavam do plantio, passou uma grande cavalaria e foi em direção a casa, onde naquele momento só existia Isabel. A cavalaria parou, e chamou os moradores, Isabel saiu da casa toda arrumada e lembrando-se do dia em que o ser reluzente disse que uma delas iria para o castelo.
O rei desceu, foi o tempo em que Isabel e sua mãe chegavam em casa. O rei olhou para as duas garotas e perguntou? Onde estavas tu, que se mostras sujas diante do rei? E tu, que está limpa e com o corpo perfumado?
Isabel se aproximou e falou, - Meu rei, eu estava todo este tempo me preparando para este dia. Enquanto Isabela respondia calmamente – Meu rei, desculpe-me a sinceridade, nunca me preparei para este dia, o trabalho no campo é pesado, e não tenho mais pai, então minha mãe e eu trabalhamos incansavelmente para ter o que vender no mercado e para nos manter.
O rei, olhou as duas e falou - Acho que vocês já sabem porque vim, o ser de luz anunciou a nossa chegada. Meu filho é um rapaz humilde, que me acompanha em tudo, desde o mais simples, ao mais trabalhoso. Eu estou à procura de uma pessoa que seja humilde, tenha coração bom e não se importe tanto com a aparência, mas sim em cuidar do seu coração.
Isabela era a gordinha, o rei a olhou e falou – Quero você como esposa para meu filho, você aceita? Ela ficou sem palavras mas balançava a cabeça em sinal de sim. Mas o rei falou – Então venha comigo princesa Isabela, meu filho é igual a você, vocês iram se dar muito bem, levou ela à beira da carruagem, o rei abriu a porta e o príncipe Indroto de Ji desceu, eles se entreolharam e sorriram um para o outro.
A partir daquele dia, elas nunca passaram dificuldades, mas Isabela sempre voltava para ao campo, para conversar com o beija-flor.
Então a moça dizia pra mim pra mim mamãe - Minha pequena, compreendeu a história? A beleza maior está no coração, em fazer as coisas boas, e ajudar a mamãe quando ela estiver precisando. Mas agora, estude, você ainda é nova e um futuro lindo lhe aguarda, por isso, não ligue para o que as pessoas dizem de você, você é uma menina linda, de olhos mais lindos ainda, você é uma, princesinha. Aí mamãe, eu vim pra casa sorrindo! Estava muito feliz! Então descobri que sou muito bela, mas o que eu queria mesmo mamãe! É que a senhora acordasse...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de São Berto Lameu (conto)

Jameson Brandão Era um dia santo, e tudo começara em uma sexta feira. O vento e o barulho da floresta se manifestavam e se mostrara vivos, mas o dia era santo, a noite também. Ao cair da tarde, o crepúsculo manifestara-se de forma abstrata, o vento não era o mesmo, a floresta também mudara. Um senhor muito supersticioso que tinha por volta de seus setenta anos, na roça se encontrara, se quer lembrara-se desse dia, mas não estava sozinho, fora com seu companheiro Boca-Preta, o amigo cão inseparável de suas viagens. Ele dentro do barraco tomara seu café e se preparara para repousar, o dia no campo é difícil, o trabalho é pesado e o sol é quem mais castiga o trabalhador. Foi quando do lado de fora da casa um trovejo se formara, o cachorro tinha acuado um saruê. O animal encontrara-se em cima de um pequeno mamoeiro de nada mais além do que um metro, quando escutara o trovejo saíra armado com um facão, fora em direção e vira o animal, tentara o acertar, espanara com o fa

Itaberaba em poesia

Jameson Brandão Sou uma pequena menina Nascida, criada pelo Paraguaçu, Os braços da chapada me abraçaram Como me abraça tu. Vou te falar como tudo começou Desde a vinda do tal conquistador Até a igreja de Nosso Sinhô. Diziam que ninguém estava ali, Mas sabe atrás das grandes rochas? Vivia um povo artista Eram os índios Maracás, Do povo Tapuias. E para surgir a Itaberaba Um dia foi fazenda Lembramo-nos de Cajado, Que fundou a São Simão Na caatinga do nosso sertão. Mas pensa que acabou por ai? Depois foi só crescimento Veio à pequena igrejinha Que podia ser até um convento. Se tudo está crescendo, Lembramo-nos do rosário, Foi construída ao centro forte, Senda ela força e grave Tornou-se uma vila Que de tão bonita, Tornava-se poesia. Mas e dom Vasco Rodrigues? Sabe-se lá para onde ia? Mas deixou conosco pertinho, Os caminhos de tal folia. E o tempo foi acelerando Pessoas por aqui passando, Tudo de ma

Semana de Cultura Itaberabense: Escola Municipal Carlos Spínola da Cunha

"A reciproca foi imensa, obrigado" Somos todos cavaleiros que procuramos a todo o momento estar sempre unido a criatura, somos garças sobre a água, somos todos águas que jamais retornaram a sua devida morada. Durante a Semana de Cultura Itaberabense, fui convidado a estar escrevendo alguns poemas para serem declamados pelos alunos da  Escola Municipal Carlos Spínola da Cunha, no povoado de Guaribas, fiquei muito lisonjeado pelo convite e escrevi alguns poemas exclusivamente para esse evento, convite esse, que só tenho a agradecer a Jamile Oliveira  por ter me proporcionado ter vivido uma reciprocidade imensa naquele lugar. Saio desse lugar esbaldado de bons frutos, pela alegria, carinho e a simplicidade em que me receberam. Agradeço também a toda direção, coordenação, professores, merendeiras... todos, porque é somente quando nos unimos é que somos capazes de surpreender e ser surpreendidos, a filosofia da vida não é única, mas pode ser sintetizada em partes como um